OPEN CALL
Residência artística na Amazónia
A Amazónia, guardiã de 80% da biodiversidade mundial graças ao cuidado ancestral dos seus povos indígenas, enfrenta uma ameaça crítica: desflorestação maciça, alterações climáticas e exploração ilegal que põem em perigo os seus ecossistemas e a sobrevivência das comunidades que a habitam. Perante esta crise, CABOMBA surge como uma iniciativa única que combina arte contemporânea, conhecimento ancestral e justiça territorial. Esta residência artística no coração da Amazónia liga artistas da Colômbia, Peru e Brasil às comunidades indígenas, criando um espaço de reflexão e co-criação que transcende as fronteiras. Através da arte, a auto-governação, a sustentabilidade e a memória partilhada são re-imaginadas, integrando a sabedoria contida nas cosmovisões, línguas e tradições amazónicas. CABOMBA não é apenas um projeto, é um apelo à preservação do território amazónico e à recuperação do papel dos seus povos como guardiões do futuro do planeta.
Como pode a arte promover a proteção do território amazónico, a autogovernação indígena e a integração dos conhecimentos ancestrais nas preocupações contemporâneas?
A Rede de Residências Artísticas Amazónicas convida artistas, académicos e pensadores do Peru, Colômbia e Brasil a participarem no CABOMBA e a mergulharem na Amazónia como um laboratório vivo, um ambiente único onde os conhecimentos indígenas e as práticas artísticas se entrelaçam, transformando o território num espaço de reflexão, criação e resistência. Com o acompanhamento de especialistas em arte, ecologia e cosmologias indígenas, este programa procura promover projectos que abordem os desafios ecológicos do nosso tempo a partir de uma perspetiva descolonial.
DATAS IMPORTANTES:
Inscrição no seminário digital:
Até 26 de janeiro de 2025.
Seminário Cabomba sobre conhecimentos emergentes:
De 27 a 31 de janeiro de 2025.
Debate virtual com especialistas:
1 de fevereiro de 2025
Apresentação de propostas artísticas:
Até 16 de fevereiro de 2025.
Residência na Amazónia:
Abril de 2025.
A Red de Residencias Artísticas Amazónicas é um projeto da Fundación Viajelogia y Correlación Contemporánea em parceria com LabVerde e Capacete, promovido pela Fundación Sura e Latimpacto através da convocatória Cultura Latinoaméricana. As ideias aqui expressas não representam a opinião destas organizações.